quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

HOJE NA TV - Columbus Circle (Telecine Premium – 16h)


Abigail (Selma Blair)  é uma herdeira que vive há 20 anos isolada do mundo em seu apartamento de alto luxo em Manhattan. Apenas duas pessoas fazem parte do seu círculo de contatos: o zelador Klandermann, com quem se comunica através de bilhetes e o Dr. Raymond Fontaine (Beau Bridges), amigo da família e seu confidente há anos. No entanto, ela precisa encarar seus medos quando um detetive vai ao seu prédio investigar homicídio ocorrido no apartamento vizinho.

Columbus Circle (Columbus Circle – EUA, 2012)
82 min – Cor - Crime, Mistério, Suspense – 14 anos
Diretor: George Gallo
Elenco: Selma Blair, Beau Bridges, Amy Smart, Jason Lee
Telecine Premium – 16h (horário MT)

Millennium - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres (HBO2 – 21h)
Harriet Vanger (Moa Garpendal) desapareceu há 36 anos, sem deixar pistas, em uma ilha no norte da Suécia. O local é de propriedade exclusiva da família Vanger, que o torna inacessível para a grande maioria das pessoas. A polícia jamais conseguiu descobrir o que aconteceu com a jovem, que tinha 16 anos na época do sumiço. Mesmo após tanto tempo, seu tio Henrik Vanger (Christopher Plummer) ainda está à procura e decide contratar Mikael Bomkvist (Daniel Craig), um jornalista investigativo que trabalha na revista Millennium. Bomkvist, que não está em um bom momento por enfrentar um processo por calúnia e difamação, resolve aceita a proposta e começa a trabalhar no caso. Para isso, ele vai contar com a ajuda de Lisbeth Salander (Rooney Mara), uma investigadora particular incontrolável e anti social.

Millenium – Os Homens que não Amavam as Mulheres (The Girl With The Dragon Tattoo – EUA/Reino Unido/ Suécia/ Alemanha, 2011)
158 min – Cor - Policial/Suspense – 16 anos
Diretor: David Fincher
Elenco: Daniel Craig, Rooney Mara, Christopher Plummer
HBO2 – 21h (horário MT)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

HOJE NA TV - O Último Magnata (Telecine Cult – 14h)


Hollywood, anos 30. Monroe Starr (Robert De Niro) é um determinado, frio e poderoso produtor que conduz duramente o seu estúdio, pois lida com diretores obstinados e atores temperamentais. Paralelamente ele fica fortemente envolvido com Kathleen Moore (Ingrid Boulting), uma jovem mulher que foi criada na Inglaterra e, como ele, é fria e determinada. Este envolvimento fará com que Monroe não seja olhado com bons olhos.

O Último Magnata (The Last Tycoon - EUA, 1976)
123 min – Cor – Drama – 14 anos
Diretor: Elia Kazan
Elenco: Robert De Niro, Jack Nicholson, Donald Pleasence, Ingrid Boulting
Telecine Cult – 14h (horário MT)

Armageddon (TCM – 21h)
Após uma chuva de pequenos meteoros que atingem a Terra (incluindo Nova York), a NASA se dá conta de que um asteróide do tamanho do Texas está em um curso de colisão com o nosso planeta. O asteróide se aproxima da Terra à uma velocidade 35.000km/h. e, se o choque acontecer, qualquer forma de vida deixará de existir na Terra, exatamente como o que exterminou os dinossauros 65 milhões de anos atrás. Restando apenas 18 dias para o choque entre a Terra e o asteróide, a única solução possível é enviar astronautas em um ônibus espacial até a superfície do asteróide e lá perfurar 800 pés para colocar um bomba nuclear, detonando-a por controle remoto. Para cumprir tal missão é convocado o mais famoso perfurador de petróleo (Bruce Willis) a grandes profundidades do mundo, que exige formar sua equipe com técnicos que têm um comportamento nada convencional para os padrões do governo.

Armageddon (Armageddon – EUA/Russia, 1998)
151 min – Cor - Ficção científica/ Ação – 14 anos
Diretor: Michael Bay
Elenco: Bruce Willis, Billy Bob Thornton, Ben Affleck, Liv Tyler
TCM – 21h (horário MT)

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

HOJE NA TV - Luzes da Ribalta (Telecine Cult – 18h35)


Londres, 1914. Calvero (Charles Chaplin) é um velho comediante, que no passado fizera sucesso no vaudeville e music hall. Calvero foi esquecido e isto o deixou muito próximo de se tornar alcoólatra. Porém tudo muda quando, numa tarde, ao voltar para pensão onde vive, sente um estranho cheiro e constata que é gás, vindo de um dos quartos. Ele arromba a porta e acha inconsciente uma jovem, Thereza Ambrose (Claire Bloom). Calvero chama um médico e ambos a carregam para o seu apartamento, que fica dois andares acima. Quando ela desperta, Calvero lhe pergunta por qual razão quis cometer suicídio. Theresa lhe explica que sempre sonhou ser uma grande bailarina, mas agora suas pernas estão paralisadas. Calvero promete fazer tudo para ajudá-la, mas o que ele não imagina é que, em pouco tempo, Theresa fará tudo para ajudá-lo.

Luzes da Ribalta (Limelight – EUA, 1952)
132 min – P&B - Drama/Comédia - Livre
Diretor: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Claire Bloom, Buster Keaton
Telecine Cult – 18h35 (horário MT)

Touro Indomável (Telecine Cult – 22h55)
Para muitos críticos de cinema é a melhor produção de Martin Scorcese, o filme mostra a trajetória do grande pugilista Jake Lamotta (interpretado por Robert De Niro). Conhecido e aclamado dentro do ringue, ele não conseguia controlar seus impulsos e força fora dos combates, derrubando seu prestígio durante o mesmo tempo de uma luta. De Niro ganhou o Oscar de melhor ator por este filme.

Touro Indomável (Raging Bull – EUA, 1980)
129 min – P&B – Drama – 16 anos
Diretor: Martin Scorcese
Elenco: Robert De Niro, Cathy Moriarty, Joe Pesci e Frank Vincent
Telecine Cult – 22h55 (horário MT)

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

HOJE NA TV - O Magnata (TCM – 17h20)

Magnata (Paulo Vilhena) é um astro do rock que ganhou muito dinheiro com a carreira, mas que na verdade financia suas extravagâncias com o dinheiro deixado de herança por seu pai. Imaturo e deslumbrado com o sucesso, ele vê sua vida mudar após conhecer Dri (Rosanne Holland), por quem se apaixona. Mas no mesmo dia em que isto acontece acaba por cometer o maior erro de sua vida, o que faz com que seus sonhos se tornem verdadeiros pesadelos.

O Magnata (Brasil, 2007)
100 min – Cor – Ação – 14 anos
Diretor: Johnny Araujo
Elenco: Paulo Vilhena, Chico Diaz, Maria Luisa Mendonça, Milhem Cortaz, Rosanne Holland
TCM – 17h20 (horário MT)

Quiz Show – A Verdade dos Bastidores (Telecine Touch – 21h)
Que ganhe o melhor! Ou o mais influente? Anos 50. O programa de perguntas e respostas "Vinte e Um" exibido na TV é um sucesso e Stempel está prestes a vencer. Mas o patrocinador quer uma cara nova no ar, e logo o ambicioso professor Van Doren o substitui. Stempel denuncia que tudo é um jogo de cartas marcadas. E um idealista advogado decide investigar.

Quiz Show - A Verdade dos Bastidores (Quiz Show – EUA, 1994)
133 min – Cor – Drama – 14 anos
Diretor: Robert Redford
Elenco: Ralph Fiennes, John Turturro, Rob Morrow, Paul Scofield, David Paymer, Hank Azaria, Christopher McDonald, Elizabeth Wilson, Mira Sorvino
Telecine Touch – 21h (horário MT)

domingo, 27 de janeiro de 2013

HOJE NA TV - Manhattan (TCM – 23h55)


Um escritor de meia-idade divorciado (Woody Allen) se sente em uma situação constrangedora quando sua ex-mulher decide viver com uma amiga e publicar um livro, no qual revela assuntos muito particulares do relacionamento deles. Neste período ele está apaixonado por uma jovem de 17 anos (Mariel Hemingway), que corresponde a este amor. No entanto, ele sente-se atraído por uma pessoa mais madura, a amante do seu melhor amigo, que é casado.

Manhattan (Manhattan – EUA, 1979)
96 min – Cor – Comédia Romantica/Romance – 14 anos
Diretor: Woody Allen
Elenco: Woody Allen, Diane Keaton, Michael Murphy, Mariel Hemingway
TCM – 23h55 (horário MT)

O Homem do Futuro (Telecine Pipoca – 19h)
João/Zero (Wagner Moura) é um cientista genial, mas infeliz porque há 20 anos atrás foi humilhado publicamente durante uma festa e perdeu Helena (Alinne Moraes), uma antiga e eterna paixão. Certo dia, uma experiência com um de seus inventos permite que ele faça uma viagem no tempo, retornando para aquela época e podendo interferir no seu destino. Mas quando ele retorna, descobre que sua vida mudou totalmente e agora precisa encontrar um jeito de mudar essa história, nem que para isso tenha que voltar novamente ao passado. Será que ele conseguirá acertar as coisas?

O Homem do Futuro (Brasil, 2011)
106 min – Cor – Comédia Romantica – 14 anos
Diretor: Claudia Torres
Elenco: Maria Luisa Mendonça, Wagner Moura, Alinne Moraes
Telecine Pipoca – 19h (horário MT)

sábado, 26 de janeiro de 2013

HOJE NA TV - As Aventuras de Tintim (HBO – 21h)


Tintim (Jamie Bell) é um jovem repórter, que está sempre atrás de boa matéria. Um dia, ele vê à venda na rua o modelo de um galeão antigo e resolve comprá-lo. Logo dois outros interessados o abordam, querendo adquirir o objeto, mas Tintim não o vende. Ele leva o galeão à sua casa, onde o coloca em destaque. Só que a entrada de um gato faz com que Milu, seu cachorro, o persiga dentro de casa e, por acidente, derrube o galeão. Ele fica danificado e um pequeno cilindro sai de seu interior, sem que Tintim perceba. Logo Tintim e Milu vão à biblioteca, onde tentam encontrar mais informações sobre o navio retratado no modelo. Ao retornar percebem que o galeão foi roubado. Tintim vai até a mansão recentemente comprada pelo doutor Sakharine (Daniel Craig), um dos interessados em comprar o modelo, mas nada descobre. Ao retornar ele encontra o cilindro e percebe que, dentro dele, há uma pista para um tesouro perdido. É o início de uma nova aventura, onde Tintim e Milu se juntam ao capitão Haddock (Andy Serkis) na disputa contra Sakharine para encontrar o tesouro.

As Aventuras de Tintim (The Adventures of Tintin: Secret of the Unicorn – EUA/Nova Zelandia, 2011)
97 min – Cor – Aventura/Animação/ Ação - Livre
Diretor: Steven Spielberg
Elenco: Jamie Bell, Andy Serkis, Daniel Craig
HBO – 21h (horário MT)

Lawrence da Arábia (TCM – 12h)
Visto como um herói por uns, como um homem arrogante por outros e até como um charlatão, o britânico Thomas Edward Lawrence marcou a história após abandonar sua brilhante carreira no exército da Inglaterra para comandar tropas árabes contra a Turquia, durante a Primeira Guerra Mundial. Contado em flashback, o filme dirigido por David Lean, em 1962, começa com a morte de Lawrence (interpretado por Peter O’Toole), aos 46 anos, em um acidente de motocicleta. Anos antes, no deserto, ele usara toda a sua experiência estratégica para unir duas facções árabes rivais e destruir o império Otomano. Com participações de Omar Sharif, Alec Guinness e Anthony Quinn, este épico grandioso foi vencedor de sete Oscars: melhor filme, direção, direção de arte, fotografia, edição, trilha sonora e som.

Lawrence da Arábia  (Lawrence of Arabia – EUA, 1962)
216 min – Cor – Epico – 14 anos
Diretor: David Lean
Elenco: Peter O'Toole,  Alec Guinness, Anthony Quinn, Claude Rains, Jack Hawkins, Omar Sharif
TCM – 12h (horário MT)

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

HOJE NA TV - Tootsie (TCM – 21h)


Michael Dorsey (Dustin Hoffman) é um ator perfeccionista que não consegue emprego devido ao seu temperamento. Quando George Fields (Sydney Pollack), seu empresário, diz que ninguém vai contratá-lo por causa de seu gênio difícil, ele então resolve se vestir de mulher e, com o nome de Dorothy Michaels, consegue um papel em uma novela diurna que se torna um grande sucesso. Mas existe um problema: ele está apaixonado por Julie (Jessica Lange), uma das atrizes da novela em que trabalha, e se ele se declarar a ela revelará que é um homem. Jessica Lange ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante neste filme.

Tootsie (Tootsie – EUA, 1982)
112 min – Cor – Comédia – 14 anos
Diretor: Sydney Pollack
Elenco: Dustin Hoffman, Jessica Lange, Teri Garr
TCM – 21h (horário MT)

Bossa Nova (Canal Brasil – 10h40)
Mary Ann Simpson (Amy Irving) uma ex-aeromoça, americana e viúva, que mora no Rio de Janeiro desde que seu marido faleceu, trabalhando como professora num curso de inglês. Em seu trabalho ela lida com vários alunos, como o craque de futebol do Flamengo e da Seleção Brasileira Acácio (Alexandre Borges) e o advogado Pedro Paulo (Antônio Fagundes), ambos apaixonados por ela. Começa então uma ciranda amorosa entre os personagens, agitada por diversos equívocos culturais e linguísticos.

Bossa Nova (Brasil/EUA, 2006)
95 min – Cor – Comédia – 14 anos
Diretor: Bruno Barreto
Elenco: Amy Irving, Antonio Fagundes, Alexandre Borges
Canal Brasil – 10h40 (horário MT)

domingo, 20 de janeiro de 2013

HOJE NA TV - O Último Boy Scout – O Jogo da Vingança (TCM – 21h)


Agente secreto, alcoólatra e traído pela mulher, tenta desvendar um caso de corrupção dentro de um time de beisebol. Para isso conta com um parceiro de última hora.

O Último Boy Scout – O Jogo da Vingança (The Last Boy Scout - EUA, 1991)
105 min – Cor – Policial/Ação – 14 anos
Diretor: Tonny Scott
Elenco: Bruce Willis, Damon Wayans, Chelsea Field, Halle Berry, Danielle Harris
TCM – 21h (horário MT)



Viver e Morrer em Los Angeles (Telecine Cult – 23h15)
Agente do Serviço Secreto decide revelar que falsificador de dinheiro é o responsável pelo assassinato de seu sócio. Para vingar o crime e ter o sujeito em seu poder, ele fará tudo que a lei não permite para alcançar seu objetivo.

Viver e Morrer em Los Angeles  (To Live And Die In L.a. – EUA, 1985)
115min  - Colorido - Ação - 14 anos
Diretor: William Friedkin
Elenco: John Pankow,  Robert Downey Jr.,  Willem Dafoe,  William L. Petersen 
Telecine Cult – 23h1 (horário MT)

sábado, 19 de janeiro de 2013

HOJE NA TV - Cavalo de Guerra (Telecine Premium – 21h)


Ted Narracot (Peter Mullan) é um camponês destemido e ex-herói de guerra. Com problemas de saúde e bebedeiras, batalha junto com a esposa Rose (Emily Watson) e o filho Albert (Jeremy Irvine) para sobreviver numa fazenda alugada, propriedade de um milionário sem escrúpulos (David Tewlis). Cansado da arrogância do senhorio, decide enfrentá-lo em um leilão e acaba comprando um cavalo inadequado para os serviços de aragem nas suas terras. O que ele não sabia era que seu filho estabeleceria com o animal um conexão jamais imaginada. Batizado de Joey pelo jovem, os dois começam seus treinamentos e desenvolvem aptidões, mas a 1ª Guerra Mundial chegou e a cavalaria britânica o leva embora, sem que Albert possa se alistar por não ter idade suficiente. Já nos campos de batalha e durante anos, Joey mostra toda a sua força e determinação, passando por diversas situações de perigo e donos diferentes, mas o destino reservava para ele um final surpreendente.

Cavalo de Guerra (War Horse – EUA, 2011)
146 min – Cor – Drama/Histórico/Guerra – 14 anos
Diretor: Steven Spielberg
Elenco: Jeremy Irvine, Emily Watson, Peter Mullan
Telecine Premium – 21h (horário MT)

Onde Começa o Inferno (TCM – 14h55)
De um lado está um exército de pistoleiros de aluguel espreitando a cadeia na tentativa de libertar um assassino. Do outro, está o xerife John T. Chance (John Wayne) e seus dois assistentes: um ex-beberrão em recuperação e o outro, um velho manco e reclamão. Ao lado deles estão um jovem rápido no gatilho e uma mulher com um passado sombrio, mas cujo coração palpita por Chance.

Onde Começa o Inferno (Rio Bravo – EUA, 1959)
141 min – Cor – Faroeste – 14 anos
Diretor: Howard Hawks
Elenco: John Wayne, Dean Martin, Ricky Nelson
TCM – 14h55 (horário MT)

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

HOJE NA TV - Pretty Baby – Menina Bonita (Telecine Cult – 16h55)


A filha de uma prostituta é criada em um bordel, onde cuida do seu irmão e se prepara para seguir os passos da mãe. Com doze anos tem sua virgindade leiloada e logo depois se casa com um fotógrafo bem mais velho do que ela.

Pretty Baby – Menina Bonita (Pretty Baby – EUA, 1983)
109 min –Cor – Drama – 16 anos
Diretor: Louis Malle
Elenco: Brooke Shields, Keith Carradine, Susan Sarandon
Telecine Cult – 16h55 (horário MT)

Flores de Aço (TCM – 13h)
Shelby Eatenton (Julia Roberts) está prestes a se casar com um rico advogado. Para se preparar para o casamento ela vai com sua mãe, M'Lynn (Sally Field), até o salão de cabaleireiro de Truvy Jones (Dolly Parton). Sabendo que por causa da festa terá serviço extra, Truvy contratou de imediato Annelle Dupuy (Daryl Hannah), para que ambas possam dar conta do trabalho. O fato de ser diabética faz com que Shelby saiba de antemão que ter um filho é também um grande risco para sua saúde. Portanto, quando meses mais tarde ela anuncia que está grávida, M'Lynn passa a ter que o corpo da filha não aguente a gestação. Apesar do risco, Shelby decide seguir adiante com a gravidez.

Flores de Aço (Steel Magnolias – EUA, 1989)
117 min – Cor – Comédia/Romance – 14 anos
Diretor: Herbert Hoss
Elenco: Sally Field, Dolly Parton, Shirley MacLaine
TCM – 13h (horário MT)

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

HOJE NA TV - For All – O Trampolim da Vitória (Canal Brasil – 21h)


A convivência de brasileiros com soldados americanos na base de Parnamirim Field, em Natal (RN), durante a II Guerra Mundial. Cerca de 15.000 soldados americanos passaram pela base e suas presenças alteraram a estabilidade das famílias locais trazendo não somente dólares e eletrodomésticos mas também o glamour de uma cultura de Hollywood, a música das grandes bandas e a sensualidade de cantoras e atrizes famosas. Dentro desse contexto, a história se desenrola em torno de uma família de classe média, os Sandrini, que são abalados pelas novas circunstâncias: amores inesperados, reflexos de intrigas políticas, desafios aos preconceitos e testes para a coragem.

For All – O Trampolim da Vitória (Brasil, 1997)
90 min – Cor – Drama/Romance/História – 14 anos
Diretor: Buza Ferraz, Luiz Carlos Lacerda
Elenco: Paulo Gorgulho, Luiz Carlos Tourinho, Edson Celulari, Bety Lago,
Canal Brasil – 21h (horário MT)

Apocalyse Now (TCM – 23h55)
Durante a Guerra do Vietnã, o capitão Benjamin Willard (Martin Sheen) é enviado para encontrar e matar um comandante norte-americano, o coronel Walter E. Kurtz (Marlon Brando), que se tornou um renegado. A viagem de Willard, apesar de ser um filme de ação, é uma alegoria sobre a insanidade da guerra e uma viagem de autodescoberta. Na última parte do filme, quando Brando entra em cena, o filme se torna uma busca filosófica por um sentido para os mistérios da loucura e do mal. O épico de Francis Ford Coppola foi baseado num livro de Joseph Conrad, ‘O Coração das Trevas’ e na obra de Homero, ‘Odisséia’. A adaptação do roteiro foi feita pelo escritor John Millius e por Coppola. As dificuldades durante a filmagem tornaram-se lendárias, resultando em livros e filme sobre o tema. Prevista para 112 dias, as filmagens nas Filipinas acabaram levando 238 dias. Martin Sheen, então com 36 anos, teve um ataque cardíaco que quase fatal nas locações, mas regressou pouco mais de um mês depois. Na época, Coppola tinha carta branca dos grandes estúdios, afinal era o menino de ouro de Hollywood – o mais premiado e dono das maiores bilheterias da primeira metade da década de 1970. A sequência mais famosa do filme é quando Willard e sua tripulação, em um barco que sobe o rio, se encontram com sua escolta de helicópteros da Cavalaria Aérea, comandada pelo coronel Kilgore (Robert Duvall). O ataque dos helicópteros a uma aldeia vietcong, ao som de ‘A Cavalgada das Valquírias’, de Wagner capta o terror visual, a surrealidade e a loucura de uma guerra. O filme levou a Palma de Ouro, em Cannes e apenas dois Oscars técnicos em Los Angeles.

Apocalypse Now (Apocalypse Now, EUA – 1979)
153 min – Cor. – Guerra – 18 anos
Diretor: Francis Ford Coppola
Elenco: Martin Sheen, Marlon Brando, Harrisson Ford, Robert Duvall
TCM – 23h55 (horário MT)

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

HOJE NA TV - E.T. O Extraterrestre (TCM – 21h)


Um clássico de Steven Spileberg. Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente, surge entre os dois uma forte amizade.

E.T. O Extraterrestre (E.T. The Extra-Terrestrial – EUA, 1982)
115 min – Cor -Ficção científica/Aventura - Livre
Diretor: Steven Spielberg
Elenco: Dee Wallace, Henry Thomas, Peter Coyote
TCM – 21h (horário MT)

Ensaio Sobre a Cegueira (Telecine Cult – 16h50)
Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de "cegueira branca", já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida. Baseado na obra do escritor português José Saramago.

Ensaio Sobre Cegueira (Blindness - Brasil/Japão/Canadá, 2008)
121 min – Cor – Drama/Ficção Cinetífica – 16 anos
Diretor: Fernando Meirelles
Elenco: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga
Telecine Cult – 16h50 (horário MT)

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

HOJE NA TV - O Enigma da Piramide (Telecine Cult -16h55)


Em 1870, na Londres vitoriana, pessoas são acometidas de alucinações em virtude de serem atingidas por um dardo, com as visões as levando à morte. É dentro deste contexto que Sherlock Holmes (Nicholas Rowe) e John Watson (Alan Cox) se conhecem, quando ainda são adolescentes e estudam em uma escola pública inglesa, sendo que nesta mesma época Holmes soluciona seu primeiro caso.

O Enigma da Piramide (Young Sherlock Holmes – EUA, 1985)
109 min – Cor – Aventura/Ação – 12 anos
Diretor: Barry Levinson
Elenco: Nicholas Rowe, Sophie Ward, Anthony Higgins
Telecine Cult -16h55 (horário MT)

A Cor Púrpura (TCM – 21h)
Celie (Whoopi Goldberg) é uma mulher negra nascida no começo do século passado nos Estados Unidos. Muito jovem, acaba grávida de seu próprio pai, que, mais tarde, a casará com um homem que a humilha. Assim, continua sua difícil existência, durante muitos anos, até que a chegada de uma mulher mudará sua vida. Filme baseado no livro de Alice Walker, dirigido por Steven Spielberg e estrelada por Danny Glover e Whoopi Goldberg.

A Cor Púrpura (The Color Purple - EUA, 1985)
154 min – Cor – Drama – 14 anos
Diretor: Steven Spielberg
Elenco: Whoopi Goldberg, Danny Glover, Adolph Caesar, Rae Dawn Chong, Oprah Winfrey, Margaret Avery
TCM – 21h (horário MT)

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

HOJE NA TV - Popeye (Telecine Cult – 21h)


Baseado nos quadrinhos de Elzie Crisler Segar, que deu origem ao famoso desenho animado, o filme narra as aventuras do Marinheiro Popeye (Robin Williams), remontando as origens de sua história e de seus amigos. Ao chegar na cidade marítima de Sweet Haven, onde procura por seu velho pai (Ray Walston), perdido há muito tempo, o marinheiro conhece Olívia (Shelley Duvall), por quem imediatamente se apaixona. Tendo de enfrentar seu rival, Brutus (Paul L. Smith), Popeye precisará de seu mais poderoso aliado: o espinafre.

Popeye (Popeye – EUA, 1980)
114 min – Cor – Comédia/Musical/Romance – Livre
Diretor: Robert Altman
Elenco: Robin Williams, Shelley Duvall, Paul L. Smith
Telecine Cult – 21h (horário MT)

Olga (Canal Brasil – 18h)
Berlim, início do século XX. Olga Benário (Camila Morgado) é uma jovem judia alemã. Militante comunista, é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) de volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam apaixonando-se. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão de lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência.

Olga (Brasil, 2004)
Cor – Drama/Biografia – 16 anos
Diretor: Jayme Monjardim
Elenco:Camila Morgado, Caco Ciocler, Fernanda Montenegro, Werner Schünemann
Canal Brasil – 18h (horário MT)

domingo, 13 de janeiro de 2013

HOJE NA TV - O Show Deve Continuar (TCM – 22h50)


Joe Gideon, famoso bailarino e coreógrafo de Hollywood, chegou ao fim de sua carreira. Uma crise, soma de problemas pessoais e frustrações profissionais, o faz se entregar ao álcool e às drogas. Por meio de um diálogo com a morte, ele evoca os sucessos mais importantes de sua existência. Transitando entre a tragédia e a comédia, este filme nos dá uma visão da vida do diretor Bob Fosse. ‘All that Jazz, O Show Deve Continuar’ retrata as dificuldades, o esplendor e a decadência das pessoas que trabalham no mundo do espetáculo, cujo desejo de triunfar lhes nega a possibilidade de outros prazeres.

O Show Deve Continuar (O All That Jazz – EUA, 1979)
123 min - Cor -Musical – 14 anos
Diretor: Bob Fosse
Elenco: Ann Reinking, Jessica Lange, Roy Scheider, Leland Palmer
TCM – 22h50 (horário MT)

Protegendo o Inimigo (Telecine Pipoca – 19h)
Weston é um agente da CIA que vê a chance de provar seu valor quando um preso fica detido em sua unidade. O trabalho se complica quando o centro de operações é atacado por mercenários que estão atrás desse homem, e Weston fica com a tarefa de protegê-lo até acharem outro lugar seguro.

Protegendo o Inimigo (Safe House – Africa do Sul/EUA, 2012)
125 min – Cor – Ação – 14 anos
Diretor: Daniel Espinosa
Elenco: Denzel Washington, Ryan Reynolds, Joel Kinnaman, Robert Patrick
Telecine Pipoca – 19h (horário MT)

sábado, 12 de janeiro de 2013

HOJE NA TV - A Garota (HBO – 21h)


O filme mostra a relação obsessiva do diretor Alfred Hitchcock com sua mais conhecida estrela, Tippi Hedren. Ele escolheu a desconhecida modelo para atuar em seu mais ambicioso projeto, mas não sabia que também precisaria ganhar seu amor.

A Garota (Girl, The – Grã-Bretanha, 2012)
91 min – Cor- Drama – 14 anos
Diretor: Julian Jarrold
Elenco: Sienna Miller, Toby Jones, Imelda Staunton, Penelope Wilton, Adrian Galley
HBO – 21h (horário MT)

A Honra do Poderoso Prizzi (TCM – 18h30 )
Charley Partanna (Jack Nicholson) é um perigoso e respeitado mafioso, que trabalha como matador para a família Prizzi, a mais tradicional de Nova York. Irene Walker (Kathleen Turner) é uma assassina de aluguel, que foi contratada para matar um homem dos próprios Prizzi, que possivelmente os roubou. Logo que se conhecem Charley e Irene se apaixonam, mesmo sem ele saber qual é a profissão dela. Entretanto a mulher de um policial morre em um trabalho realizado por Charley, o que faz com que o relacionamento entre os policiais e as famílias de mafiosos seja abalado. Sedentos por vingança, os policiais pressionam para que os mafiosos entreguem o assassino. O filme ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante para Anjelica Huston, filha do diretor John Huston, que neste filme fez seu penúltimo trabalho como diretor, dois anos após as filmagens ele morreu, aos  81 anos.

A Honra do Poderoso Prizzi  (A Honra do Poderoso Prizzi   - EUA, 1985)
130 min – Cor – Drama – 14 anos
Diretor: John Huston
Elenco: Jack Nicholson, Kathleen Turner, Robert Loggia, John Randolph
 TCM – 18h30 (horário MT)

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

HOJE NA TV - Greystoke: A Lenda de Tarzan, o Rei da Selva (TCM – 21h)


1886. Após o naufrágio na costa Oeste africana, uma criança passa a integrar uma família de macacos que o cria e protege.Assim começa a lenda de Tarzan, o Rei da Selva, um mito que há um século vem fascinando leitores em todo o mundo.

Greystoke: A Lenda de Tarzan, o Rei da Selva (Greystoke : The Legend of Tarzan, Lord of the Apes – EUA/Reino Unido, 1983)
132 min – Cor – Aventura - Livre
Diretor: Hugh Hudson
Elenco: Christopher Lambert, Ian Holm, Ralph Richardson, Andie Macdowell
TCM – 21h (horário MT)

O Feitiço de Áquila (Telecine Cult – 18h50)
Europa, século XII. O Bispo de Áquila (John Wood) toma consciência que sua amada, a bela Isabeau (Michelle Pfeiffer), está apaixonada por Etienne Navarre (Rutger Hauer), um cavaleiro. Áquila fica possuído de raiva e ciúme e lança uma maldição sobre o casal: de dia ela sempre será um falcão e de noite Navarre toma a forma de um lobo, sendo que desta forma fica o casal impedido de se entregar um ao outro. Eles têm como único aliado Phillipe Gaston (Matthew Broderick), mais conhecido como Rato, que é o único prisioneiro que escapou das muralhas de Áquila.

O Feitiço de Áquila (Ladyhawke  - EUA, 1985)
117 min – Cor – Fantasia – 14 anos
Diretor: Richard Donner
Elenco: Matthew Broderick, Rutger Hauer, Michelle Pfeiffer, John Wood
Telecine Cult – 18h50 (horário MT)